Como descartar aparelhos antigos?

Se você tem aparelhos antigos como computadores, televisões, celulares e baterias que não utiliza mais, provavelmente já parou para pensar em como se livrar deles. Mas não basta tomar a iniciativa e colocá-los na lata de lixo. Materiais como esses possuem peças e até mesmo líquidos que prejudicam a saúde e contaminam o meio ambiente. Por isso, devem ser descartados de forma adequada.

Existe no Brasil uma Política Nacional de Resíduos Sólidos, que já vigora desde 2010 e obriga as empresas a criarem sistemas para recolher os aparelhos e baterias usadas, para que não sejam jogados junto ao lixo comum. Sendo assim, você pode observar a marca de seu antigo aparelho e buscar informações no site do fabricante. Ou então, procurar a loja onde adquiriu o produto e descobrir se ela possui algum sistema de coleta. Abaixo preparamos uma lista sobre os programas de sustentabilidade de algumas marcas.

HP: Recolhe máquinas e baterias. Mais informações http://wik.vc/408y

Itautec: Quem deseja devolver aparelhos usados da marca pode enviar um e-mail para sustentabilidade@itautec.com.br .

LG: a empresa promove a Coleta Inteligente, e recolhe: TVs, geladeiras, computadores e outros produtos usados. Depois ela os encaminha para empresas de reciclagem. Para saber mais sobre o projeto e pontos de coleta acesse  http://wik.vc/408z

Motorola: possui o projeto ECOMOTO que recolhe celulares, baterias, rádios e outros acessórios. Acessando o link você poderá conhecer mais sobre o projeto e descobrir os pontos de coleta . http://wik.vc/4090

Nokia: recolhe aparelhos e acessórios antigos em pontos de coleta, em lojas de assistência técnica autorizada e também pelos correios. Para saber sobre seu projeto e pontos de coleta acesse http://wik.vc/4091

Positivo: Para saber onde devolver os aparelhos da marca você pode mandar um e-mail para recicle@positivo.com.br ou entrar em contato pelos 4002 6440 para as capitais ou 0800 644 7500 para outros locais.

Sony: possui programas de reciclagem e recolhe aparelhos, baterias e pilhas em suas lojas. Para saber onde encontrar a Sony Store mais próxima de você acesse http://wik.vc/4092

Operadoras de telefonia: a maioria das operadoras recolhem aparelhos e baterias em seus pontos de venda. Entre em contato com alguma loja de sua operadora para obter informações.

Você também pode procurar saber se na sua cidade existem empresas ou ONGs que reaproveitam peças usadas, e assim fazer uma doação. Muitas até buscam em casa os aparelhos.

pharmacy online without prescription

Quando você joga o lixo no lugar certo está colaborando para a sustentabilidade. E para quem deseja trocar seus aparelhos antigos, o eFácil tem as melhores marcas de smartphones, notebooks, tablets, TVs e muitos outros.  Acesse o site e aproveite nossas ótimas opções.

 

Related posts:

Dia da Natureza
Veganismo – O que é?
Dicas de viagem – Conheça o Parque Nacional da Chapada das Mesas