Dicas para escolher e usar melhor sua máquina de lavar roupa

Várias linhas de máquina de lavar roupa no eFácil.com.br

Dos trabalhos domésticos, com certeza o que mais dá trabalho é lavar roupa. Separar as roupas, colocar de molho, esfregar, torcer e pendurar cada peça é um trabalho que pode levar um dia todo. Por sorte, grande parte desse trabalho pode ser feito por máquinas de lavar!

De todos os eletroeletrônicos, inclusive, as máquinas de lavar são, sem duvida, as com maior durabilidade.

Por isso, escolher bem uma máquina de lavar roupa pode fazer com que você não tenha dores de cabeça por vários anos. Nesse post vamos dar algumas dicas de como escolher sua futura máquina de acordo com sua necessidade. E depois, algumas dicas para tirar seu melhor aproveitamento.

Dicas para escolher sua máquina de lavar:

1- Porta superior ou lateral?
As máquinas de lavar roupas com carregamento superior dominaram o mercado brasileiro até a década de 90, quando começaram a chegar no mercado as primeiras máquinas com carregamento frontal. Mas qual a diferença entre as duas além do lugar da porta?

As máquinas de carregamento superior possuem a praticidade do usuário não precisar se agachar para colocar ou retirar as roupas. Já as máquinas com carregamento lateral conseguem lavar a mesma quantidade de roupa usando somente 1/3 da água usada pelo modelo com carregamento superior. Portanto, embora mais caras, as máquinas com carregamento lateral podem trazer mais economia com o tempo, além de serem ecologicamente mais corretas.

2- Capacidade de lavagem de roupas
Normalmente variam entre 4 e 15 kg de roupa. 4kg de roupa é um volume razoável de roupa, então  se você não tem uma família muito grande, compensa optar por uma máquina menor. Além de ocupar menos espaço, você gastará menos na hora de comprar.

Para se ter uma ideia de quantas roupas cabem, podemos fazer uma lista usando a tabela abaixo:

fralda - 50 gramas
roupa íntima - 50 gramas
pano de prato – 60 gramas
fronha – 100 gramas
camisola – 100 gramas
camiseta -100 gramas
toalha de rosto – 150 gramas
camisa -180 gramas
pijama – 400 gramas
toalha de banho – 450 gramas
toalha de mesa – 500 gramas
lençol solteiro – 500 gramas
moleton adulto – 700 gramas
lençol casal – 700 gramas
calça de brim  / Jeans – 800 gramas
edredon solteiro – 900 gramas
colcha solteiro – 1000 gramas
colcha casal – 1300 gramas
edredon casal – 1800 gramas
edredon KingSize – 2500 gramas

3- Consumo de energia

Assim como as geladeiras, as máquinas de lavar roupa também possuem o selo procel de consumo de energia. Quanto mais perto do A, menor o consumo dentro daquela linha de produto, economizando na conta de luz e impactando menos no meio ambiente.

4- Programação de lavagem
Fique atento aos tipos de programações de lavagem. Em alguns modelos você pode diminuir a quantidade de água utilizada (baixa para poucas roupas e alta para muitas roupas), número de vezes de enxague e molho, tipos de lavagens (roupas delicadas ou não), etc. Todas essas opções farão suas roupas durarem mais e ainda economizar água e energia

5- Voltagem

Assim como as geladeiras, as máquinas de lavar NÃO SÃO bivolts. Verifique se a tomada onde será instalada a máquina é 110v ou 220v.

6- Máquina de lavar automática X semi-automática (tanquinho)


Lavadora semi-automática Suggar. Baixo consumo de energia e preço mais em conta

As máquinas automáticas lavam, enxaguam e centrifugam, com as roupas saindo praticamente secas do processo de lavagem. Já nas lavadoras semi-automáticas só existe o processo de lavagem e enxague das roupas, necessitando torcê-las antes de pendurar.

7- Água quente
Algumas máquinas de lavar possuem opção de lavagem utilizando água quente. Isso pode aumentar o consumo de energia, mas é muito útil para higienizar peças (roupas de bebês, fraldas, lençóis, etc), ajuda na remoção de sujeiras mais pesadas e facilita a secagem de roupa na secadora. Água morna também é boa para lavagem de roupas que soltam muita tinta.

8- Lavagem e Secagem

Lavadora e Secadora 7Kg BWS24AS Brastemp – Lava e seca num ciclo só.

Alguns modelos mais novos oferecem lavagem e secagem de roupas em uma única peça. São ótimas porque você não tem o trabalho de passar as peças da lavadora para a secadora, além de economizar espaço, o que é ótimo para casas e apartamentos onde a área da lavanderia é pequena.

9- Velocidade da centrífuga

Produtos no eFácil.com.br possuem link para o manual de instruções.

Este é um dado bem importante na hora de escolher a máquina.  A maioria dos equipamentos só fornece o valor no manual de instrução. Então vale a pena baixar o manual para verificar essa funcionalidade, pois a centrifugação chega a ser 70% mais econômica que a máquina de secar.

O valor da velocidade de centrifugação é medida em RPM (rotações por minuto), e varia normalmente entre 500 e 1300RPM. O valor mínimo para uma boa centrifugação é de 700RPM.

10- Barulho
A quantidade de barulho que a máquina faz é causado por vários fatores como isolamento acústico, motor, polias ou correias, etc.  Existem fatores externos como quantidade de roupa no tanque, como elas estão distribuídas, etc.

Normalmente os manuais das máquinas  têm o valor de ruído que elas produzem, portanto quando for verificar o RPM da centrífuga, você pode verificar também qual é a máquina mais silenciosa entre os modelos que você pretende escolher.

Algumas dicas para lavar roupas

1- A principal – Separe as roupas brancas das coloridas. Além de evitar com que as roupas brancas fiquem coloridas, você evita que as roupas coloridas ganhem manchas brancas caso coloque algum tipo de alvejante para roupas brancas (a popular cândida ou água sanitária)

2- Feche os zíperes de calças & jaquetas. Durante a lavagem eles podem “serrar” algum tecido.

3- Acumule a maior quantidade de roupas possível para lavar. Usar a capacidade máxima da máquina ajuda economizar água e energia elétrica

4- Distribua igualmente as roupas dentro do tanque. Isso fará com que sua máquina não saia sambando pela lavanderia durante a centrifugação.

5- A maioria das roupas não precisam de 2 ciclos de lavagens. Isso vale mais para peças mais sujas como calça jeans, cortinas, meias, etc.

6- A etiqueta da roupa diz muita coisa sobre o tipo de lavagem. Algumas não podem ser lavadas em água quente, outras estragam se forem centrifugadas.

7- Caso você tenha roupas muito delicadas, pode adquirir uma máquina feita especialmente para elas. Caso não seja o seu caso, você pode comprar sacos de proteção feitos especialmente para colocar roupas delicadas na máquina de lavar roupa.

Lavadora Eggo Brastemp – Lava roupas delicadas e possui higienização usando ozônio - mais eficiente que o cloro

8- Alvejante ajuda a limpar as roupas brancas, mas deixa o tecido sem elasticidade. Utilize somente quando for necessário.

9- Na dúvida se aquela roupa cor amarelo bebê deve ir com as roupas brancas ou coloridas? Coloque nas coloridas, desde que você não use alvejante de roupas coloridas.

10- Se for lavar roupa com água quente e logo depois colocar na secadora, faça isso o mais rápido possível. Assim você aproveita o calor das roupas, diminuindo o tempo de secagem.

Tem mais dicas ou dúvidas de como escolher a melhor máquina de lavar? Possui outras dicas de como melhor aproveitar a máquina de lavar roupas?

Deixe um comentário e até a próxima dica do eFácil

Related posts:

Vida de solteiro: Como escolher a máquina de lavar roupas?
É dia de festa: já pensou em como gelar a cerveja?
Qual a melhor solução para o calor? Ar condicionado ou climatizador?