Dicas para escolher impressoras laser e jato de tinta

Impressoras no eFácil – Matricial, jato de tinta, laser preto & branco e colorida, das mais diversas marcas e modelos!

Antes do boom da internet no Brasil, a maioria dos computadores em casa possuíam duas funções principais: jogar e substituir a máquina de escrever. Era o fim dos dedos cansados de datilografar palavras e mais palavras numa máquina com teclas duras e barulhentas. Na época, eram muito comuns usarem impressoras matriciais, que mecanicamente funcionavam como a máquina de escrever – saliências batendo numa fita com tinta. A qualidade da impressão deixava a desejar, já que os pontos eram muito grandes para deixar a imagem nítida, além de serem barulhentas,  lentas e com uma péssima qualidade de impressão, tanto em preto quanto em cores.

Com o tempo, surgiram no mercado as impressoras jato de tinta e as impressoras lasers. Graças a elas aconteceu um enorme salto na qualidade das impressões, velocidade e a diminuição do ruído gerado.

Atualmente, os principais modelos do mercado ainda utilizam essas duas tecnologias, porém com maior rapidez, menor ruído, menor consumo, melhor qualidade e, o principal, menor preço.

Mas na hora de comprar? Qual a melhor tecnologia para o seu caso?

Quando falamos em qualidade, o resultado impresso da impressora laser é bastante superior às impressoras jato de tinta, principalmente na impressão coloria. Além disso, a impressão é muito mais rápida. Porém tanto o preço da impressora quanto sua manutenção quanto o preço por folha impressa possuem maior valor. O ideal antes de escolher é verificar em qual caso o usuário se encaixa melhor.

Para alguns casos, como impressão de notas fiscais ou papeis carbonados, a única opção ainda continua sendo as impressoras matriciais.

1- Diferenças entre as tecnologias?

Para marcar a folha de papel, as impressoras jato de tinta utilizam 4 cores de tintas – preto, ciano, amarelo e magenta – que, ao serem aquecidos pelo cabeçote da impressora, liberam microgotículas (dependendo da definição, até 30 gotículas por milímetro).

Já as impressoras lasers utilizam impressão a base de toner, um pó extremamente fino e que é usado também nas máquinas de Xerox. Os pontos a serem impressos são marcados estaticamente em um tambor através de um laser, que atrai o toner (semelhante à brincadeira de passar caneta no cabelo para atrair papel), que depois é passado para o papel e fixo.

Esta diferença entre as tecnologias permitem que as impressoras laser imprimam mais rapidamente, com uma qualidade superior. Porém a impressora jato de tinta é mais barata inicialmente (tanto o equipamento quanto os cartuchos de tinta) e a qualidade também é muito boa.

Outra vantagem da impressora laser é a impressão em papeis com maior gramatura (papel fotográfico, por exemplo)

2- Relação custo x benefício

A grande vantagem das impressoras jato de tinta é o preço (tanto do cartucho quanto da impressora) quanto no consumo de energia. Ela é ideal para quem não imprime muitas folhas ao dia, como por exemplo crianças em idade escolar, trabalhadores que precisam imprimir documentos de última hora em casa, profissionais liberais que precisam imprimir um ou outro documento por dia, etc.

Já as impressoras lasers são ideais para empresas que imprimem muitas folhas por dia, ganhando minutos preciosos em cada impressão. Também é ideal para quem necessita de qualidade na impressão, como arquitetos, designers, desenhistas, projetistas, etc.  Outra vantagem da impressora laser é para aqueles que precisam que uma folha seja 100% impressa, já que a impressora jato de tinta não consegue imprimir na parte final da folha.

3- Diferença entre as impressoras jato de tinta

Esquerda- Cabeça de impressão dos cartuchos HP: cada novo cartucho, uma nova cabeça de impressão. Direita – Cartucho Epson: Cada cartucho, uma cor

A maioria das fabricantes como a HP vende cartuchos de tinta com o cabeçote de impressão no próprio cartucho, enquanto outras como a Epson possuem cartuchos sem o cabeçote de impressão (fica na própria impressora). A vantagem no segundo caso é o preço, já que a parte mais cara não fica no cartucho. Porém como no primeiro caso a cada troca de cartucho um novo cabeçote é usado,  a qualidade da impressão será sempre como nova, além de diminuir o valor da manutenção em um eventual entupimento do cabeçote.

Outro diferencial está no cartucho colorido. Enquanto a HP vende um único cartucho colorido com as 3 cores, as impressoras Epson possuem cartuchos coloridos separados. A grande vantagem é poder trocar somente a cor que terminar.

No final das contas, mesmo com esses prós e contras, ambas as marcas possuem resultados excelentes com um preço por página parecidos ao longo do tempo.

4- Diferença entre as impressoras lasers

Impressoras lasers menores possuem toners com capacidade menor, logo, imprimem menos folhas por toner. Importante levar isso em consideração.

O principal diferencial nas impressoras lasers são os modelos que imprimem somente preto (e escalas de cinza, como xerox) ou colorido.  Também diferem no tamanho (as maiores costumam ser mais rápidas e mais robustas). O ideal é ver nas especificações qual modelo se enquadra melhor às suas necessidades e ao seu bolso.

Outra diferença é na quantidade de toner que vem em cada cartucho. Muitas vez um cartucho pode ser mais barato, mas contém muito menos toner.

5- Dicas para escolher sua impressora

Ai vão 5 dicas importantes que você deve levar em consideração na hora de comprar sua impressora:

1- Não leve em consideração somente o preço da impressora, mesmo comparando tecnologias diferentes. Verifique quantas páginas o cartucho/toner consegue imprimir e faça as contas do preço por página e também do preço total comparando o preço de novos cartuchos.

2- Algumas impressoras possuem conexão via cabo de rede e algumas até mesmo com conexão wi-fi. Isso deve ser levado bastante em consideração se você possui dois ou mais computadores no ambiente.

3- Se você não tem um roteador wi-fi e sua impressora permite o compartilhamento sem fio, talvez seja a hora de você montar uma rede sem fio em c asa. Além de facilitar o compartilhamento da impressora, você poderá conectar outros dispositivos com wi-fi (celular, vídeo game, computador, etc) na internet sem maiores problemas

4- A maioria dos modelos de impressoras não possuem cabo USB incluso. Ao comprar sua impressora, verifique isso e se não acompanhar, adquira um cabo junto. E se você vai comprar para usar via cabo de rede, compre também o cabo de rede.

5- Os novos equipamentos provavelmente já vem com o novo padrão de tomadas brasileiro. As impressoras laser porém possuem o pino de aterramento. Se você não possui adaptador, adquira junto com a impressora.

6- Existem cartuchos recarregáveis e remanufaturado para praticamente todos os modelos de impressoras. Nos cartuchos jato de tinta HP, as cabeças de impressão (a parte mais cara) são reutilizados, portanto não terão a mesma qualidade de uma nova. Os cartuchos originais da Epson possuem tinta que não borra na água. Já os toners usados podem possuir engrenagens ou tambores usados mais vezes do que o limite sugerido pelo fabricante. Optar sempre pelo modelo original pode aumentar a vida útil do seu equipamento, imprimindo sempre com a melhor qualidade.

Related posts:

QR Code – O que é?
O que é Internet 4G? Explica aí!
Novidades tecnológicas para 2014
  • http://Website... Leandro Sousa

    Interessante, valido para quem está em duvida com relação à qual impressora adquirir.
    Muito bom….

  • Pingback: Dicas de como montar seu home office | Blog do eFácil

  • http://www.codix.com.br/infra/ecommerce/impressora-laser.html André – Impressora laser

    Agora que já foi explicado, todos podem se aventurar e procurar boas impressoras laser para comprar, tomando as melhores decisões por si próprios! Abraços!

  • http://www.gatasaqui.com.br/ Ana Paula

    muito bom já me achudou muito, estou procurando uma jato de tinta e ja vou itilizar as dicas

  • http://Viquanta@ibest.com.br Aparecida

    Vou adquirir uma Impr. Samsung porque a HP não imprime partituras do programa Encore de música. Aminha impr. atual é uma famigerada Lexm. séries 1100 que só trabalha quando quer e assim mesmo depois de serem resolvidos vários bloqueios.