Dicas para escolher uma geladeira


Refrigerador Frost Free Side By Side Eletrolux – 2 compartimentos com diferentes temperaturas. Maior praticidade e economia de energia

Um dos eletrodomésticos mais importantes de uma casa é a geladeira. É o equipamento que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana , sendo responsável por conservar os alimentos e deixá-los próprios para o consumo. Como seu papel em uma casa é de extrema importância e é um bem bastante durável, devemos pensar bastante antes tomar a decisão final por este ou aquele modelo. Então, é interessante conhecer as principais características de uma geladeira para decidir pela melhor compra.

1- Por que trocar de geladeira?

Se você possui uma geladeira (ou, dependendo da região, refrigerador) com mais de 15 anos de uso, vale a pena pensar em adquirir um novo aparelho. Além de o equipamento estar relativamente gasto, a tecnologia usada tanto durante a fabricação quanto colocada nos aparelhos atuais é bastante superior, resultando principalmente em gasto inferior de energia enquanto trabalha.

Se você pretende reformar sua geladeira antiga (trocar a borracha de vedação ou refazer parte da funilaria), compensa pegar os valores dos orçamentos e analisar também a economia que uma nova geladeira poderá trazer nos próximos 15 anos.

Para se ter uma idéia, o gasto de uma geladeira antiga pode ficar acima de 100kWh, enquanto uma geladeira com as tecnologias atuais gasta pouco acima de 50kWh. Falando em valores, essa economia equivale a quase de R$20,00 por mês! Com essa economia, uma geladeira nova pode se pagar em 8 anos.

2- Escolhendo uma geladeira

Linha Inverse da Brastemp – Refrigerador em cima e freezer em baixo. Como abrimos muito mais o regrigerador, a inversão facilita o acesso.

Claro que o objetivo é sempre economizar. Então não tem porque você comprar uma geladeira gigante se você mora sozinho, assim como não adianta comprar uma geladeira de 250L para uma família de 5 pessoas.

Além do tamanho ideal (tanto para as necessidades da família quanto em relação ao espaço disponível), é importante analisar os hábitos de todos da casa. Se a família possui um dia a dia corrido e utiliza muito comidas congeladas, o ideal é optar por uma geladeira com um freezer (congelador) maior. Caso seja uma família que consuma sempre produtos mais frescos, o ideal é optar por uma geladeira com o refrigerador maior.


Atualmente, existem modelos de aço escovado/inox. Além de extremamente elegantes, eles são ótimos para regiões litorâneas, já que são mais resistentes à corrosão

Antes de comprar, é importante verificar a corrente elétrica da tomada (110V ou 220V), já que as geladeiras não são bivolt.

3- Frost free – O que é isso?

Geladeira Consul com uma porta e freezer com frost free – Novidade Consul

A grande maioria das pessoas conhece geladeiras “não frost free”. Elas costumam acumular gelo em seu freezer, diminuindo o espaço útil e obrigando o degelo manual de tempos em tempos. Além de ser um trabalho chato, expõe os alimentos congelados a alteração de temperatura, alterando a qualidade do produto.

Geladeiras frost-free possuem uma bobina de calor que fica responsável pelo degelo automático do freezer, impossibilitando a formação da camada de gelo em sua parede e, consequentemente, acabando com o trabalho do descongelamento.

Além de dispensar do degelo manual, ele facilita a visualização dos alimentos (já que estes não ficam rodeados pelo gelo), reduz o cheiro interno do freezer (pois existe um circulador de ar interno para que os alimentos congelem independente do local que estejam no freezer) e também impede que a maioria dos alimentos fique colado a parede do freezer.

4- Dispenser de água ou gelo


Geladeira com dispenser de água gelada são ótimos para famílias com muitas pessoas na casa

Um dos principais gastos de energia elétrica na geladeira é causado pelo constante abre e fecha da porta (tanto do freezer quanto do refrigerador).  Se em sua casa possui pessoas constantemente abrindo e fechando a porta para pegar água gelada, uma geladeira com dispenser de água ou de gelo pode diminuir o gasto de energia, além de ser bem mais prático.

5- Comparando o consumo
Um ótimo lugar para comparar o consumo entre os principais modelos vendidos no mercado é a tabela do Inmetro. Ela pode ser acessada em http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/refrigeradores.pdf. Neste arquivo você pode ver os dados do selo Procel de todos os modelos, facilitando a comparação. A letra “A” significa maior economia para aquele tipo de refrigerador, enquanto a letra “E” indica maior consumo de energia.


Selo Procel mostra que o produto foi testado pelo Inmetro e indica a classificação daquele aparelho em relação a outros modelos semelhantes

Related posts:

1000 ofertas para você realizar seus sonhos
É dia de festa: já pensou em como gelar a cerveja?
Panasonic: Presente na vida de Todos
  • http://Website... Andréia

    Ótimo post!
    “gasto de uma geladeira antiga pode ficar acima de 100kWh, enquanto uma geladeira com as tecnologias atuais gasta pouco acima de 50kWh. Falando em valores, essa economia equivale a quase de R$20,00 por mês! Com essa economia, uma geladeira nova pode se pagar em 8 anos.”
    Fiquei espantada com esse valor! São os gastos invisíveis que temos em casa e podemos evitar.

  • http://Website... Andre

    Gostei do seu blog. Estive procurando geladeira com uma porta e dispenser de gelo ( não água ). Você sabe dizer porque não existe ? Existe somente com dispenser de agua.
    Grato