Filtros de linha, estabilizadores e no breaks: Qual a diferença?

Filtros de linha, estabilizadores e no break no e-Facil.com.br. Protegendo seus equipamentos eletrônicos!

Um mal do mundo tecnológico é que praticamente todas as casas não estão prontas para tantos equipamentos elétricos. Quartos e escritórios possuem no máximo 3 tomadas, sendo que cada uma em um canto. Por isso, todas as casas possuem algum tipo de extensão.

Quando falamos em equipamentos elétricos mais sensíveis, sempre pensamos em 3 tipos de extensões elétricas: Filtro de linha (régua), estabilizadores e nobreaks. Mas qual a diferença entre estes 3 produtos?

Antes de falar sobre cada um deles, vamos falar dos possíveis problemas elétricos.

Brownouts, surtos e spikes

Infelizmente a rede elétrica do Brasil não é de boa qualidade. Além de possui uma grande variação de tensão (brownouts ou sub-tensão e surtos ou sobre-tensão) temos também a tradicional falta de luz devido à rede sobrecarregada ou em decorrência das chuvas de verão. Por isso, não basta somente dividir a energia com um simples “bejamim” ou “T”.

Essas variações de tensão (90V em um brownouts ou até 200V em um surto), mesmo em um curto intervalo de tempo, pode ser prejudicial para a fonte dos equipamentos ou até mesmo para a parte eletrônica do computador.

Em regiões com muitos raios, podem ocorrer descargas elétricas (spikes) que também podem queimar seu equipamento. Esses grandes picos de energia podem ocorrer também devido a problemas no transformador que alimenta a região ou devido a volta da energia depois de um corte prolongado.

Para tentar diminuir esses problemas elétricos, existem vários tipos de equipamentos que funcionam como filtro da rede elétrica. São eles:  filtro de linha, estabilizador e o nobreak.

Filtros de linha

Filtros de linha no e-Facil.com.br: bom custo x benefício.

O filtro de linha é uma extensão elétrica com 2 componentes de segurança: um fusível que protege contra um aumento súbito de tensão (ou um consumo de corrente acima do normal) e um varistor ou MOV, que protege o conjunto contra pequenos picos de tensão.

Varistores (azul), responsáveis por diminuir pequenos picos de tensão.

Algo que pouca gente sabe é que os varistores possuem vida útil, portanto ou ele ou o conjunto inteiro devem ser trocados de tempos em tempos, variando de acordo com o trabalho que ele teve (vários pequenos picos ou um grande pico).

Outro papel do filtro de linha é diminuir a interferência na rede elétrica causados por equipamentos mecânicos ligados na rede elétrica, como liquidificador, ventiladores, batedeira, etc. Principalmente se você utiliza monitores de tubo.

Estabilizadores de energia

Estabilizadores no e-Facil.com.br: Ideal para redes com variação de tensão.

Como o próprio nome diz, a função dos estabilizadores é estabilizar a energia, entregando-a com a menor variação de tensão. Ele era muito utilizado junto com os modelos mais antigos de TVs.

Atualmente ele é bastante indicado em casas onde ocorre queda de tensão ao ligar outros equipamentos que consomem muita energia, como chuveiro, geladeira e ar condicionado. Nesse caso, o estabilizador nivela novamente a tensão, fornecendo a energia correta para o bom funcionamento dos equipamentos.

Nobreak

No breaks

O Nobreak é uma bateria que entra em ação assim que a energia cai, permitindo que você salve arquivos importantes e/ou desligue seu computador, evitando que arquivos do sistema operacional se corrompam.

Existem 2 tipos de nobreaks no mercado: online, onde a energia sempre vem da bateria ao mesmo tempo que a rede elétrica recarrega a bateria, e a offline, onde a bateria entra em funcionamento assim que a energia elétrica é cortada. A primeira é mais cara e indicada somente para servidores e/ou equipamentos mais sensíveis, enquanto o segundo, devido ao preço bem mais acessível, serve para o uso doméstico.

Dentro de um mesmo modelo de nobreak, existem diversas capacidades de alimentação da bateria, normalmente fornecido em VA (Volt-Ampères). Para calcular qual o nobreak ideal para seu caso, faça a seguinte conta:

a) Verifique o consumo de cada equipamento. Se possuir somente os valores da tensão (Volts) e da corrente (Ampère), basta multiplicar os dois e pronto. Caso você tenha somente este valor em Watts e se tratar de um equipamento eletrônico (fator de potência = 0,64), multiplique o valor por 1,52.

b) some todos os resultados

c) verifique se o resultado final é inferior ao fornecido pelo nobreak. O ideal é que este valor fornecido seja 30% superior ao valor encontrado na soma dos produtos.

Agora que você sabe a diferença entre os 3 tipos de equipamentos, vamos a algumas dicas:

1- Estes equipamentos são criados para a utilização em equipamentos eletrônicos, portanto não servem para ligar equipamentos como aspirador de pó, liquidificado, ventilador, etc.

2- Ambos os 3 possuem um limite de tensão. Calcule qual o consumo de todos os equipamentos que você ligará e escolha o modelo ideal para o seu caso.

3- Para melhorar o desempenho do no break, o ideal é ligar somente os equipamentos essenciais para o desligamento do computador: Monitor, computador, HDs externos, roteador e modem. Outros equipamentos como impressora, scanner, caixas de som etc devem ficar de fora.

4- NUNCA ligue um estabilizador entre o nobreak e o computador ou entre o nobreak e a tomada. Ambos trabalham melhor sozinhos, e tanto a variação de tensão fornecida pelo estabilizador quanto as ondas “quadradas” fornecida pela bateria do nobreak são prejudiciais entre eles. Para aumentar o número de entradas do no break, o ideal é usar um filtro de linha.

5- A maioria dos equipamentos possuem padrão antigo de tomadas, enquanto os novos equipamentos de energia elétrica são vendidos no novo padrão de tomadas! Não esqueça de comprar adaptadores!

6- A principal função do Nobreak é fornecer energia para que dê tempo de você salvar seus trabalhos e desligar o computador de maneira segura. Ele não serve para você continuar trabalhando horas e horas durante uma falta de luz.

7- Aterramento é IMPORTANTÍSSIMO para que todas as funcionalidades de segurança dos três equipamentos funcionem de maneira correta. Além disso, é muito importante sempre aterrar as tomadas onde são ligados equipamentos eletrônicos para evitar choques.

8- Leia o manual e coloque o fusível correto. Normalmente, o fusível que vem ligado no equipamento é para 220V.

9- Existem nobreakscom entrada bivolt ou que são SOMENTE 110V OU 220V. Importante verificar isso antes de adquirir um equipamento. Também verifique a tensão da saída que ele fornece!

10- Tenha sempre um fusível reserva (esquerda). Eles podem ser encontrados em lojas de equipamentos eletrônicos. Não esqueça de verificar qual a corrente máxima dele (no meu caso, de 10A). Para identificar um fusível queimado, basta verificar se o filamento dentro dele está queimado!


Related posts:

Galaxy S II
Dicas para comprar o seu presente de Natal pela Internet
Moto E. Qualidade com Preço Acessível
  • http://Website... Flavio Gomes

    Muito bom eu já sabia como funcionava, mas nesta materia vi funções e diferenças que eu não conhecia. Parabens pela iniciativa!

  • http://Website... SERGIO ALVES

    EU POSSO USAR UM ESTABILIZADOR NA GELADEIRA E NA TV AO MESMO TEMPO?

    • jonnyken

      Como geladeira é um equipamento que consome muita energia, provavelmente nenhum fusível para estabilizador aguentaria.

      Segundo a recomendação nos manuais, as geladeiras devem sempre ficar ligadas sozinhas na tomada para evitar aquecimento.

      Valeu!

  • http://Website... adriano

    Ótima explicação sobre cada produto e como utilizar (aplicar) de maneira correta cada um deles. parabéns!!!

  • http://Website... Nilson

    Eu coloquei em casa 3 estabilizadores, para equipamento de computador e de TV,s, e acontece que minha conta de energia aumentou muito esse mês, minha pergunta é, Estabilizadores consomem energia??

    • admin

      Sim, os estabilizadores consomem energia, pois são compostos de circuitos que visam impedir cargas extras a outros equipamentos eletrônicos e por isso acumulam energia em si.

      Porém, o aumento da conta de energia pode se dar também por uma desregulagem dos equipamentos que você tenha em casa, talvez pela idade dos mesmos. Sempre bom dar uma checada nisso, ok?

  • http://nehyum tinho mello

    Minha Tv Led da samsung da uma piscada quando a gente liga e desliga lampadas fluorescente, ventiladores etc. Tenho que compra um filtro de linha somente para a tv ?? Obrigado pela ajuda.

  • http://Website... Luciano c de Amorim

    tenho u m pc junto c/ um estabilizador,porém sempre escuto estalos vindo dele,deve ser queda de energia,o estabilizador segura a carga,ou preciso mesmo do no break,isto está certo?

  • http://Website... carlos

    EU POSSO USAR UM ESTABILIZADOR NA GELADEIRA

  • http://Website... Otaviano

    Um filtro de linha salvou minha TV de LED, o fusível torrou mas as sobre carga não passou, adorei esse negocio não fico mais sem ele…

  • http://Website... Erik Clemente

    Gostei muito sobre as informações do nobreak ,principalmente o caso do aterramento ,pois tinha duvidas ,quanto ao seu funcionamento correto.obrigado!

  • Luiz Tiengo

    Qual o estabilizador que devo usar com uma Maq. Lavar de 1300W (LG)??