Saiba mais sobre consumo de energia de produtos. O Selo Procel.


Selo Procel mostra que o produto foi testado pelo Inmetro e indica a classificação daquele aparelho em relação a outros modelos semelhantes

Gastar menos energia elétrica ou gás é bom para todos: para o bolso do usuário, que paga menos em suas contas, para o governo, que sofre menos com picos de energia e para a natureza, que sofre menos com os desgastes da extração e produção de energia. Mas como escolher um produto levando em consideração o seu consumo?

Existem duas maneiras de se fazer isso: a maneira difícil, que é pegar todos os produtos que você deseja comprar, analisar o consumo de cada um no manual de instruções, colocar numa tabela, ordenar e fazer sua escolha, ou a maneira prática e fácil, que é simplesmente olhar os dados obtidos e divulgados pelo PBE (Progra

ma Brasileiro de Etiquetagem).

O programa é relativamente antigo. Em 1984, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – agência executiva vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), já discutia com a sociedade sobre o melhor aproveitamento energético dos produtos vendidos no país. Porém, só em 2001 o órgão passou a ser oficialmente responsável pelos programas de fiscalização e avaliação dos dados.

Como é feita a classificação dos produtos?
É claro que um frigobar consome muito menos que uma geladeira duplex, embora ambos os equipamentos sirvam para o mesmo propósito. Pensando nisso, as classificações dadas pela etiqueta de eficiência energética levam em consideração diversas características do aparelho em questão.

Além disso, as análises comparativas são feitas e atualizadas periodicamente, permitindo que um produto recém-lançado e com uma maior economia de energia possa ser classificado como mais econômico que os outros modelos. Isso estimula a pesquisa de desenvolvimento de novas tecnologias e permite que o consumidor tenha sempre os dados mais atualizados em suas mãos.

Como verificar o consumo do produto através do Programa Brasileiro de Etiquetagem?
O consumidor pode verificar a classificação do produto no PBE através de duas maneiras:

1- Etiqueta de eficiência energética
A Etiqueta de eficiência energética é colada sempre nos produtos. Elas contêm os dados abaixo:


(fonte da imagem: Inmetro)

Um produto classificado com a letra “A” é mais eficiente que um produto classificado com a letra “C”, e assim por diante.

2- Diretamente no site do Inmetro

Caso esteja fazendo compras pela internet, é possivel  verificar a classificação do produto diretamente no site do Inmetro. Basta acessar http://www.inmetro.gov.br/consumidor/tabelas.asp e baixar o arquivo PDF da linha em questão . Além de conter todos modelos que já foram avaliados, os dados do site estão sempre atualizados, contendo os resultados mais recentes de todos os lançamentos.

Quais os produtos avaliados?
A grande maioria dos produtos elétricos e a gás são avaliados: geladeiras, freezers, condicionadores de ar, chuveiros, máquina de lavar roupas, secadoras, televisores, fornos e fogões a gás, aquecedores a gás, lâmpadas incandescentes, torneiras elétricas, etc. A lista de produtos pode ser vista diretamente no site.

O selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica)

Anualmente, uma bancada de órgãos certificadores analisa todos os dados obtidos no período e concedem o selo Procel de eficiência energética para os produtos melhores classificados.

Este selo indica que o produto em questão apresenta os melhores níveis de eficiência energética da sua categoria. É um ótimo parâmetro para ser levado em conta na hora de escolher o seu produto.

Além do selo, você pode descobrir as marcas e os modelos contemplados diretamente no site do selo Procel: http://www.eletrobras.com/procel.

Qualquer dúvida ou sugestão a respeito do selo Procel ou do PEB, basta deixar um comentário.

Related posts:

Independência ou Morte: saiba mais sobre o 7 de setembro
Dicas de Viagem: Natal (RN)
Dicas para a reforma da sua casa
  • Pingback: Tweets that mention Saiba mais sobre consumo de energia de produtos. O Selo Procel. | Blog do eFácil -- Topsy.com

  • http://Website... PAULO BAZZARELLI

    É VERDADE QUE UMA GELADEIRA COM CLASSIFICAÇÃO D É MAIS ECONÔMICA DO QUE A , LI ISTO NO JORNAL ,MAS NÃO ACREDITO

  • jonnyken

    Paulo

    Temos que comparar aparelhos da mesma faixa de potência. Se estiverem na mesma faixa, aparelhos “A” consomem menos que aparelhos “D”.

    O que não podemos comparar são aparelhos de potências/tamanhos diferentes. Nesse caso, provavelmetne um frigobar D consome menos que uma geladeira A.

    Para comparar, o ideal é baixar a tabela que está no link do texto e encontrar o modelo que pretente pesquisar!

    Abraços

  • http://Website... Bruuna _ Duuart (:

    eu só quero saber pra que serve o selo de consumo de energgia . por favor ,

  • http://Website... JULIANA

    COMPREI UM CLIMATIZADOR DE 18000BTUS MARCA CLARICE E SE CLASSIFICA NA LETRA D
    NA HORA NÃO PRESTEI ATENÇÃO OU MESMO ME DEIXEI LEVAR PELO VENDEDOR E ESQUECI DE PEDIR E AGORA?ISSO QUER DIZER QUE VOU GASTAR MUITA ENERGIA TENHO MEDO DE DEIXA-LO LIGADO POR MEDO DA CONTA DE ENERGIA QUE TEREI Q PAGAR..
    ENTÃO O CLIMATIZADOR NA CATERGORIA D É PARA SE ASSUSTAR NA CONTA DE ENERGIA MESMO?

    • admin

      Olá Juliana,

      É bem possível que o uso do aparelho possa interferir na sua conta de energia significativamente.

      A hora de escolher um produto lembre-se sempre de conferir a classificação do índice de consumo de energia do selo Procel.

      Agradecemos o contato. :)