Tudo que você precisa para montar uma sala de TV bem equipada

Hoje nós vamos falar de sala de TV, também conhecida como Home Theater. Nem sempre montar essa sala quer dizer comprar uma televisão grande e um bom aparelho de DVD. É preciso investir em detalhes que são fundamentais para garantir o conforto desejado. Uma sala de TV bem equipada precisa de: televisão, sofá, estante, rack e painéis para tv, aparelho de home theater, boa acústica e iluminação.

O primeiro passo para criar o ambiente é analisar o seu espaço.

Sala pequena


Se você não tem muito espaço em casa, fique atento ao tamanho da televisão. De nada vai adiantar uma televisão enorme se você não tem espaço. Pois, quanto maior o tamanho da sua TV, mais distante do sofá ela deve ficar.

Para saber o tamanho ideal, faça uma conta básica:
Primeiro multiplique o valor das polegadas da televisão que você gostaria de ter por 2,54. Depois multiplique o valor do resultado por 2,5, o resultado que você encontrar será a distância (em cm) que sua teve deve ter do sofá.
Ex: TV de 46” – 46 x 2,54 = 116,84, 116,84 x 2,5 = 292. Portanto para você ter uma televisão de 46” a distancia entre ela e o sofá deve ser de aproximadamente 3m. (Essa conta vale também para salas grades)

Escolhido o tamanho da TV é hora de escolher o sofá, prefira os de espumas mais fofas, materiais resistentes e de cores neutras, dessa forma seu ambiente vai ficar mais aconchegante. Se você colocar algumas almofadas, fica melhor ainda. E lembre-se, é preciso um espaço de pelo menos 70cm em volta do móvel para circulação.

O home theater indicado é o de som 2.0 ou 2.1. Como a sala é pequena, eles devem ser colocados de frente ao sofá, assim, o áudio chegará com uma qualidade melhor até você.

Salas Grandes

Se o seu espaço para a sala de TV é maior, então você já pode optar por televisões grandes, mas, ainda assim é recomendável fazer a conta certa para descobrir a distancia ideal entre sofá x TV.

O sofá, você pode escolher tamanhos maiores, com encostos retráteis e, pode ainda, ter um chaise long (cadeira de descanso em que o corpo fica reclinado e as pernas estendidas). Poltronas e puffs também podem ser usados, darão um tom de descontração ao ambiente.

Como neste caso o espaço é maior, recomendamos que o sistema de som do Home Theater seja o 5.1 ou 7.1.

Tanto para ambientes pequenos, quanto para os que possuem mais espaço, é importante lembrar que a altura da televisão deve ser na linha do olhar. Se a TV fica mais alta, pode causar desconforto e dores no pescoço. Geralmente essa altura deve ficar entre 90cm e 1,10m do chão.

Para garantir mais qualidade de som e imagem, recomendável preciso investir em tapetes, cortinas e móveis de madeira. Desta forma você garante uma acústica melhor para a sala de tv.

Para finalizar você só precisa usar a criatividade e decorar a sala de TV deixando-a com a sua cara e a da sua família, e aproveitar bons filmes, jogos e programas.

No eFácil você encontra produtos das melhores marcas e com os melhores preços para deixar sua sala completa.

Related posts:

Dicas para a reforma da sua casa
Lançamento antecipado do PlayStation Vita no eFácil
Saiba como organizar a mesa e escolher o melhor aparelho de jantar